CONNEB - Congresso de Negras e Negros do Brasil
Escritório operativo do CONNEB - Congresso de negras e negros do Brasil

Há mais ou menos três anos o Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil (Conneb) ganhou corpo. Foi nesse período que homens e mulheres de distintas organizações do Movimento Negro começaram a dialogar e a fechar acordos no sentido de que, construir o Conneb era uma tarefa necessária e urgente.

Hoje podemos afirmar que o Conneb é o espaço mais legítimo e representativo do Movimento Negro Brasileiro. É nele que estão reunidas forças políticas do Movimento Negro além de um conjunto de organizações nacionais que, de Norte a Sul vêem construindo o Conneb.

Sob o compromisso de construir um “Projeto Político do Povo Negro para o Brasil”, o Conneb tem propiciado o exercídio do diálogo entre grupos antônicos dentro do Movimento Negro e permitido a construção de alianças importantes. A vitória do Conneb reside em sua própria existência. As pessoas e organizações ali envolvidas sabem que estão fazendo história. Sabem que estão deixando para as gerações futuras a perspectiva de que é na diversidade que se deve construir a unidade.

O exercício político cotidiano, a compreensão da diferença do outro e a disposição de se construir um único guarda-chuva político que reúna os distintos setores é a realidade que o Conneb vem propiciando há mais de um ano e seguirá por pelo menos mais um.

















CADON - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves

ITDStudio.com Web System e Design - © Copyright 2011 - All Right Reserved